Com 22 anos Talisca Reis nascida em Porto Velho-RO e morando em Londrina-PR se declara Goiana de alma e coração.
Brazilopendetkd: Com quantos anos começou a treinar a aonde?
Talisca reais: Comecei a treinar com 7 anos em Pires do Rio-GO com o Mestre Ricardo Favorito.
Brazilopendetkd: Quais anos você esteve na Seleção?
Talisca Reis: Entrei na Seleção em 2008 e retornei em 2010 e seguir em 2011 e 2012.
Brazilopendetkd: Você já teve seus momentos de Glória e de Tristeza. Descreva seu maior momento de Glória e o que te abalou mais no Taekwondo.
Talisca Reis: Meu maior momento de Glória foi minha primeira medalha internacional em 2010 nos Jogos Sul-americanos em Medellin-COL e o que mais me abalou foi quando sair da Seleção em 2009 mas por outro lado foi “bom“ pois tive um amadurecimento muito grande para seguir minha carreira.
Brazilopendetkd: Já participou de algum Brazil Open? Se sim, em qual e como foi?
Talisca Reis: Participei em 2004, 2005, 2006, 2007 e 2009, foram eventos ótimos para meu amadurecimento, é o maior evento que abrange a América do Sul e também foi um evento importantíssimo em 2009 para eu integrar a Seleção Brasileira em 2010 pois naquele ano valeu como Seletiva.
Brazilopendetkd: 2012 começou, e quais são seus objetivos e metas para este ano?
Talisca Reis: Para 2012 meus objetivos são o Campeonato Pan-americano final do ano e a Copa do Mundo. E durante o ano minha meta é subir posições no Ranking e ficar entre as 10 melhores do mundo.
Brazilopendetkd: Faça um breve curriculum com seus principais tútulos.
Talisca Reis: Vice-campeã dos Jogos Sul-americanos, Vice-campeã Pan-americana e Vice-campeã dos Jogos Mundiais Militares em 2010.
Brazilopendetkd: Para as Olimpíadas de Londres neste ano não foi possível estar, podemos dizer que a sua preparação já começou para 2016? Como está seu treino e seu foco para as Olimpíadas no Brasil em 2016?
Talisca Reis: Meu ciclo Olímpico de treinamento começou desde já, estes 5 anos até 2016 terão várias competições internacionais e intercâmbios que vão servir para meu amadurecimento e preparação para as Olimpíadas no Rio. E como a maioria dos atletas no Brasil temos dificuldades de conseguir patrocino para uma preparação melhor, pois o esporte individual é pouco visto no Brasil.
Brazilopendetkd: Este espaço é todo seu para agradecer as pessoas que mais te ajudaram e sempre estão ao seu lado quando você precisa.
Talisca Reis: Primeiramente agradeço a Deus, aos meus treinadores Fernando Madureira e Flávio Alves, aos meus companheiros de treino em Londrina, a minha família, ao apoio enorme da Marinha do Brasil e da Petrobras que graças a eles estão me dando condição de um treinamento de alto nível para eu poder alcançar meus objetivos e também ao apoio da Prefeitura de Londrina, Sercomtel, Instituto Elo com o Fisioterapeuta Gustavo Balthazar
Brazilopendetkd: Muitos falavam que você era uma atleta muito irregular dentro do dojan, mas de um tempo para cá você provou dentro do dojan mesmo que sabe o que quer. O que te levou a essa mudança?
Talisca Reis: Muitos falavam, mas eu acho que a palavra certa não seria “atleta irregular” e sim uma atleta que tinha muito o que aprender e amadurecer. Em 2009 sai da Seleção e foi o ano que fui muito criticada, isso serviu para meu amadurecimento, tanto que quando retornei a Seleção em 2010 consegui três pódios em três campeonatos internacionais de altíssimo nível.
Brazilopendetkd: Muitos a admiram como Atleta, muitos são seus fãs e sabem do seu potencial e muitos querem chegar aonde você chegou. Deixe uma mensagem para essas pessoas que acreditam em você.
Talisca Reis: Agradeço as pessoas que acreditam em mim. Uma frase que eu deixo para todos é essa “Seu declínio inicia quando você acredita que não tem mais o que aprender”, todos nos temos que aprender um pouco a mais cada dia que passa só assim chegamos perto da perfeição. E uma frase que sempre me motiva e que tem tudo a ver com a minha vida é “Quem acredita sempre alcança” pois o querer e mais forte que o poder.